Raças de Gatos
Os misteriosos gatos, ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos. Estima-se que a evidência do primeiro gato tenha ocorrido há cerca de 9.500 anos. A subfamília Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se da África Subsaariana para chegar às terras do atual Egito. Você conhece suas raças?
Existem cerca de 250 raças de gatos domésticos, cujo peso varia de 2,5 a 12 kg colocando a espécie na categoria de animal doméstico de pequeno a médio porte. Neste post vou citar apenas algumas dessas tantas raças.
O gato persa é uma raça de gato de pelo comprido caracterizada por seu rosto redondo e focinho curto. A criação seletiva realizada pelos criadores permitiu o desenvolvimento de uma grande variedade de cores de pelagem, mas também levou à criação de persas cada vez mais achatados. Favorecida pelos criadores, esta estrutura de cabeça pode trazer consigo uma série de problemas de saúde. O persa é o epítome de um gato de colo, com uma personalidade tranquila e pouco exigente. Ele adora abraçar, mas também é brincalhão e curioso. Eles não saltam ou escalam; em vez disso, posam lindamente em uma cadeira ou sofá ou brincam com seu brinquedo de penas favorito. Eles têm uma personalidade doce e gentil e são companheiros tranquilos.
O Bengal é uma raça de gato domesticado criada a partir de híbridos de gatos domésticos, especialmente o Mau Egípcio malhado com o gato leopardo asiático (Prionailurus bengalensis). O nome da raça vem do nome taxonômico do gato leopardo. Eles têm uma aparência selvagem; seu brilho dourado vem de sua ancestralidade de gato leopardo, e sua pelagem pode apresentar manchas, rosetas, marcas de ponta de flecha ou marmoreio. Eles são uma raça enérgica que precisa de muito exercício e brincadeira. Eles são ágeis e graciosos, com um corpo forte e musculoso, como convém a um gato que parece pertencer à selva. Apesar de sua aparência selvagem são bastante afetuosos com suas famílias humanas. Dito isso, eles também têm muita energia e um lado divertido e brincalhão.
O Maine Coon é uma grande raça de gatos domesticados. Possui uma aparência física distinta e valiosas habilidades de caça. É uma das raças naturais mais antigas da América do Norte, especificamente nativa do estado americano do Maine, onde é o gato oficial do estado. Desde então, o Maine Coon voltou e é agora uma das raças de gatos mais populares nos Estados Unidos. É um gato grande e sociável, daí o seu apelido de “o gigante gentil”. Famoso por sua inteligência e personalidade lúdica e gentil, ele é frequentemente citado como tendo características “semelhantes às de um cachorro”.
O British Shorthair é a versão com pedigree do tradicional gato doméstico britânico, com um corpo distintamente atarracado, pelagem densa e rosto largo. A variante de cor mais familiar é o "Azul Britânico", com uma pelagem azul-acinzentada sólida, olhos laranja e cauda de tamanho médio. A raça também foi desenvolvida em uma ampla gama de outras cores e padrões, incluindo tabby e colorpoint. Eles são uma raça descontraída e digna, não tão ativos e brincalhões como muitos, mas de natureza doce e dedicados aos seus donos, o que os torna os favoritos dos treinadores de animais. Eles tendem a se sentir seguros perto de outros animais de estimação e crianças, pois toleram uma boa quantidade de interação física, mas geralmente não gostam de ser pegos ou carregados.
O gato siamês é uma das primeiras raças de gato asiático claramente reconhecidas. Derivado da raça Wichianmat, uma das diversas variedades de gatos nativos da Tailândia. O siamês cuidadosamente refinado, com características mais extremas e estilo moderno é caracterizado por olhos azuis amendoados; cabeça triangular; orelhas grandes; um corpo alongado, esguio e musculoso; e várias formas de coloração de pontos. A Associação Internacional de Gatos descreve os siameses modernos como afetuosos, sociais, inteligentes e brincalhões na idade adulta, muitas vezes desfrutando de um jogo de busca. Os siameses tendem a buscar a interação humana e também gostam da companhia de outros gatos.
6 - Sphynx
O gato Sphynx é uma raça de gato conhecida pela falta de pelagem (pele). A falta de pelos em gatos é uma mutação genética que ocorre naturalmente; entretanto, o gato Sphynx, como raça, foi desenvolvido por meio de criação seletiva, a partir da década de 1960. A pele deve ter textura de camurça, pois possui pelos finos, ou o gato pode ficar totalmente sem pelos. Os bigodes podem estar presentes, inteiros ou quebrados, ou podem estar totalmente ausentes. Os gatos têm cabeça estreita e longa e pés palmados. Sua pele é da cor que seria seu pelo, e todas as marcas usuais de gato (sólido, pontiagudo, van, malhado, tortie, etc.) podem ser encontradas na pele do gato. Por não terem pelo, perdem mais calor corporal do que os gatos revestidos, o que os torna quentes ao toque e propensos a encontrar locais quentes. São conhecidos por seu comportamento extrovertido. Demonstram alto nível de energia, inteligência, curiosidade e carinho pelos seus donos. Eles são uma das raças de gatos mais parecidas com cães, frequentemente cumprimentando seus donos na porta e amigáveis ao encontrar estranhos.
7 - Ragdoll
O Ragdoll é uma raça de gato com pelagem pontuda e olhos azuis. São gatos grandes e musculosos de pelo semilongo, com pelagem macia e sedosa. Desenvolvidos pela criadora americana Ann Baker na década de 1960, eles são mais conhecidos por seu temperamento dócil e plácido e natureza afetuosa. O nome "Ragdoll" é derivado da tendência dos indivíduos do plantel original de ficarem flácidos e relaxados quando apanhados. Particularmente populares no Reino Unido e nos Estados Unidos, país natal da raça, eles são frequentemente conhecidos como "gatos parecidos com cachorros" ou "gatos parecidos com cachorrinhos" devido a comportamentos como sua tendência de seguir as pessoas, sua facilidade quando manuseados fisicamente , e sua relativa falta de agressão a outros animais de estimação.
8 - Munchkin
O gato Munchkin é uma raça de gato relativamente nova, caracterizada por suas pernas muito curtas, causadas por uma mutação genética. É considerado a raça original de gato anão. Muitas associações de gatos com pedigree em todo o mundo recusaram-se a reconhecer o Munchkin devido ao bem-estar da raça e à gravidade dos problemas de saúde, incluindo o Conselho de Governo da Cat Fancy (GCCF). Os padrões da TICA descrevem ele como "extrovertido, inteligente e responde bem ao ser manuseado". Algumas fontes afirmam que o comprimento das pernas não interfere nas suas habilidades de correr e saltar, enquanto outras afirmam que a sua capacidade de saltar é limitada pela sua condição.
9 - Scottish Fold
O Scottish Fold é uma raça de gato doméstico com uma mutação natural do gene dominante que afeta a cartilagem de todo o corpo, fazendo com que as orelhas "dobrem", curvando-se para frente e para baixo em direção à frente da cabeça, o que dá ao gato o que é frequentemente descrito como uma aparência de "coruja". Seja com orelhas dobradas ou normais, são tipicamente bem-humorados e plácidos e se adaptam extremamente bem a outros animais de uma casa. Eles tendem a se tornar muito apegados aos seus cuidadores humanos e são, por natureza, bastante afetuosos. As dobras também recebem notas altas pela ludicidade, aparência e inteligência. Esses animais gostam de estar ao ar livre e gostam muito de jogos e atividades ao ar livre. A solidão é algo de que eles não gostam e que os deixa deprimidos.
10 - Russian Blue
O Russian Blue é uma raça de gato que vem em cores que variam de um prata claro e cintilante a um cinza ardósia mais escuro. Sua pelagem curta e densa, que se destaca do corpo, é a marca registrada da raça russa há mais de um século. É um animal curioso e tranquilo. Eles são conhecidos por sua simpatia e inteligência e são um tanto reservados. Eles são conhecidos por brincar de buscar e abrir portas e são sensíveis às emoções humanas. Eles gostam de brincar com uma variedade de brinquedos e desenvolvem laços leais com seus entes queridos e outros animais de estimação. Geralmente são considerados uma raça tranquila, mas sempre há exceções.
11 - Savannah
O Savannah é uma raça de gato híbrida. É um cruzamento entre um serval e um gato doméstico. Eles são a maior das raças de gatos, um gato selvagem africano de tamanho médio e orelhas grandes. O cruzamento incomum tornou-se popular entre os criadores no final da década de 1990 e, em 2001, a International Cat Association (TICA) o aceitou como uma nova raça registrada. Em maio de 2012, a TICA a aceitou como raça de campeonato. A constituição alta e esbelta do Savannah dá-lhes a aparência de um tamanho maior do que seu peso real. O tamanho depende muito da geração e do sexo. São gatos de primeira geração podem pesar de 4,5 a 11 kg, sendo o maior peso geralmente atribuído aos machos castrados devido à genética. Savannah de geração posterior geralmente pesam entre 3,5 e 7,7 kg. A pelagem de um deve ter um padrão manchado. Padrões e cores não padronizados incluem roseta, mármore, cor neve (ponto), cor azul, cor canela, cor chocolate, lilás (lavanda) e outras cores diluídas derivadas de fontes domésticas da genética da pelagem de gatos. Os gatos são conhecidos por sua lealdade e seguem seus donos pela casa. Eles também podem ser treinados para andar na coleira e buscar.
12 - GATO DA FLORESTA NORUEGUÊS
O gato norueguês da floresta é uma raça de gato doméstico originária do norte da Europa. Esta raça natural está adaptada a um clima muito frio, com uma pelagem brilhante, longa e que solta água e um subpelo lanoso para isolamento. É um gato grande e forte, semelhante à raça Maine Coon, com pernas longas, cauda espessa e corpo robusto. A raça é muito boa em escalar, pois possui garras fortes e é um dos poucos gatos domésticos capazes de descer de cabeça em uma árvore. A expectativa de vida é geralmente de 14 a 16 anos, embora tenham sido relatadas doenças renais e cardíacas na raça. Eles são amigáveis, inteligentes e geralmente bons com as pessoas. Ele tem muita energia e são muito interativos que gostam de fazer parte do ambiente familiar e adoram brincar.
13 - GATO SIBERIANO
O Siberiano é uma raça tradicional centenária (variedade natural) de gato doméstico na Rússia e recentemente desenvolvida como uma raça formal com padrões promulgados em todo o mundo desde o final dos anos 1980. Os siberianos variam de tamanho médio a médio-grande. O nome formal da raça é Siberian Forest Cat. Conhecido por ser um saltador excepcionalmente ágil, o Siberiano é um gato forte e de constituição poderosa, com posteriores fortes e patas grandes e bem arredondadas e uma cauda completa igualmente grande. Eles têm peito largo e orelhas de tamanho médio/grande, olhos grandes, testa larga e constituição mais atarracada do que outros gatos. Os siberianos têm um ligeiro arco nas costas, porque as patas traseiras são ligeiramente mais longas que as dianteiras. Esta forma contribui para sua incrível agilidade e capacidade atlética.
14 - ANGORÁ TURCO
O Angorá Turco é uma raça de gato doméstico. São uma das raças de gatos mais antigas e naturais, originárias do centro da Turquia, na região de Ancara. A raça foi documentada já no século XVII e acredita-se que seja a origem das mutações tanto na cor branca quanto na cor do cabelo longo. Esses gatos têm pelagem longa e sedosa e corpos elegantes e sinuosos. Ele mais jovem pode muitas vezes ser confundido com uma doninha da neve. Embora seja conhecido por sua pelagem branca brilhante e cauda elegante, os gatos angorá turcos podem exibir uma variedade de cores. Os olhos podem ser azuis, verdes, âmbar, amarelos ou heterocromáticos (por exemplo, um azul e um âmbar ou verde). São brincalhões, inteligentes, atléticos e envolvidos. Se relacionam com os humanos, mas muitas vezes selecionam um determinado membro da família para ser seu companheiro constante. Eles, por sua vez, são muito protetores com sua pessoa. Procuram ser "úteis" de todas as maneiras que podem com seus humanos, e sua inteligência às vezes é notável, mostrando habilidades básicas para resolver problemas. Eles são facilmente treinados, inclusive os angorás turcos surdos, tanto por sua inteligência quanto por seu desejo de interagir com humanos.
15 - BIRMANÊS
O Birmanês, também chamado de “Gato Sagrado da Birmânia”, é uma raça de gato doméstico. É um gato de pêlo comprido e pontiagudo que se distingue por uma pelagem sedosa, olhos azuis profundos e "luvas" brancas contrastantes em cada pata. Possuem corpo retangular de tamanho médio, rosto largo e nariz romano distinto. Suas orelhas são idealmente tão largas na base quanto altas e devem ser inseridas tanto no topo da cabeça quanto nas laterais. Os olhos são arredondados e devem ser de um azul safira profundo. O pelo do Birmanês é médio-longo e deve ter textura sedosa. Ao contrário de um persa ou do Himalaia, eles não têm subpelo e, portanto, são muito menos propensos a emaranhados. A cor da pelagem é sempre pontiaguda, exceto pelas contrastantes "luvas" simétricas de um branco puro em cada pata que são a marca registrada da raça. O branco deve envolver todos os dedos e na frente deve parar na articulação ou na transição dos dedos para os metacarpos.
Espero te ver na próxima!
















birman is the cutest
ResponderExcluir